Chamada para Workshops SBQS 2017

Pesquisadores e profissionais são convidados a apresentar propostas de workshop a ser realizado no âmbito do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2017).

O objetivo do workshop é oferecer um fórum para a troca de opiniões, apresentar ideias e discutir os resultados de trabalhos preliminares em temas relacionados a qualidade de software.

Propostas:

As propostas devem incluir:

  1. O nome do workshop e um resumo de 150 a 200 palavras, descrevendo o workshop, devendo o mesmo estar alinhado a tópicos do SBQS.
  2. Uma breve descrição (máximo de 1 página) do assunto, alcance e significado do workshop, incluindo uma discussão sobre a relevância para o SBQS 2017 de acordo com seus tópicos (por favor, inclua informações sobre ocorrências anteriores do workshop, se houver).
  3. Informação sobre o processo de seleção de artigos, planejamento de divulgação (por exemplo, edições especiais de jornais e revistas, ou declarações de participação/apresentação), o número esperado de participantes e o planejamento do formato de execução do workshop.
  4. Um breve currículo de cada um dos organizadores, incluindo endereços de contato e indicação do contato primário.
  5. As datas para a submissão de artigos, notificação de aceitação e envio da versão final dos artigos do workshop.

As notificações referentes aos artigos submetidos ao workshop devem ser enviadas até uma semana antes da data de inscrição antecipada (com desconto), a ser definida pela organização do SBQS. A realização do workshop fica condicionada à inscrição antecipada de, no mínimo, 10 participantes ou à análise da viabilidade de sua realização com um grupo menor por parte da organização do evento. O workshop deverá ser programado para um dia de duração. A data exata será definida pela organização do SBQS.

A elaboração dos anais do workshop é de responsabilidade da coordenação do workshop. O coordenador do workshop deve entregar os anais do workshop, em arquivo único, diretamente para a organização do evento, até, no máximo, dia 07 de agosto de 2017, para que sejam divulgados juntamente com os anais do SBQS. Vale ressaltar que, caso o workshop não tenha ISSN para os anais (p.ex., se for a primeira edição do workshop), cabe ao coordenador do workshop obtê-lo, se desejado.

Todas as propostas serão julgadas por seus méritos e a melhor proposta será aceita. Vale ressaltar que workshops que foram organizados em edições anteriores do SBQS não serão automaticamente aceitos. Contudo, será considerado o sucesso nos eventos anteriores (audiência, submissões, etc.) nas deliberações.

 

Responsabilidades:

A organização do SBQS 2017 oferecerá:

  1. Link para o site do workshop no site do SBQS 2017.
  2. Gestão do processo de inscrições para participantes, incluindo a definição do valor das inscrições no workshop.
  3. Espaço para instalação do workshop e equipamentos requisitados na proposta.
  4. Coffee-breaks.

A responsabilidade pela organização e execução do workshop cabe aos seus proponentes. Assim, a organização do workshop deve:

  1. Sincronizar os prazos do workshop com os prazos do SBQS 2017.
  2. Divulgar o workshop, produzir a chamada de trabalhos, gerenciar o recebimento dos artigos, revisão e contato com os autores (notificações).
  3. Fornecer uma breve descrição do workshop para inclusão na página Web do SBQS 2017.
  4. Agendar as atividades do workshop, em colaboração com os organizadores locais do SBQS 2017.
  5. Viabilizar a participação (passagens e hospedagem) dos organizadores no evento. A presença de pelo menos um dos organizadores no evento é obrigatória.

 

Submissões:

Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF, para o e-mail <workshops.sbqs@gmail.com>. Dúvidas sobre a Chamada de Workshop do SQBS 2017 também podem ser enviadas para este e-mail.

 

Datas Importantes:
  • Submissão de Propostas de Workshop: 10/04/2017
  • Notificação de Aceitação: 18/04/2017
  • Realização do Workshop: um dia a ser definido entre 28 e 30/08/2017

 

Coordenação:

Monalessa Perini Barcellos, UFES